Pastor Bonus

4º Domingo da Quaresma

Somos chamados a dar continuidade à nossa caminhada para a Páscoa. Esses três últimos domingos da quaresma, no início da Igreja, era o tempo de preparação intensa para os que seriam batizados na Vigília Pascal. Da mesma forma a Igreja está nos preparando para a solene renovação das promessas batismais.

Por isso o tríplice símbolo do batismo nos acompanham nesses três domingos: no domingo passado nos era apresentado o sinal da água (Jesus e a Samaritana), hoje o sinal é a luz (Jesus e o Cego de nascença) e no próximo domingo o sinal é a vida (Jesus e Lázaro).

Isso é verdade: no batismo fomos lavados, iluminados e iniciamos uma vida nova! Mas existe um problema: é que muitas vezes nos sujamos, nos cegamos e voltamos à vida antiga, ao “velho homem”. Por isso a Quaresma nos leva de volta à pia do nosso batismo para dali recomeçar!

Recordemos, portanto, daquela vela que foi acessa no Círio Pascal e que foi entregue aos nossos padrinhos. Era o sinal da luz de Cristo que brilhou em nós no dia do nosso batizado.

Mas o que significa, na prática, ser iluminado por Cristo?

Penso que esta catequese, que são os textos bíblicos da Missa de hoje, nos indica três atitudes essenciais de um batizado:

1º Atitude: Obedecer. Como na cura de Naamã, o sírio, a cura deste cego é alcançada ao se fazer obediente: ele vai e se lava. Ele não pensou duas vezes, ouviu e fez. E aqui podemos questionar: quantas vezes este cego já não teria se lavado naquela piscina? Mas ele obedece, faz o que Cristo ordenou, e por isso é curado!

2º Atitude: Ver. Mas não ver como os outros; ver além das aparências, assim como Deus. É o que nos ensina a eleição de Davi, na 1ª leitura. Samuel fica surpreso porque Deus não escolhe de acordo com os critérios humanos. Disse um professor dominicano, Royo Marín “Deus nos faz ver as coisas (…) do seu ponto de vista divino, tal como Ele as vê” (ROYO, MARÍN, OP, Antônio. Teologia Moral para segulares, 7 ed. Madrid: BAC, 1996, v.I, p. 281).

3º Atitude: Iluminar. Ser batizado exige um compromisso, que foi recordado por São Paulo na Epístola que ouvimos: viver como filho da luz! Desta forma, com disse o próprio apóstolo: a bondade, a justiça e verdade, iluminarão os corações que estão nas sombras da morte.

Eis no evangelho de hoje a nossa vida: éramos cegos, fomos levados a pia batismal; lavados, nascemos de novo: nossos olhos se abriram, fomos iluminados pela fé! Por isso devemos: obedecer, ver além e iluminar.

Amados irmãos, este é o domingo da alegria. E como nos alegrar, ainda mais nestes tempos tão difíceis? A resposta está no Salmo que hoje a Igreja coloca em nossos lábios. Não há do que ter medo, o Senhor nos dá a segurança. Foi o que rezamos: “Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo!”.

(Homilia no IV Domingo da Quaresma na Paróquia São José de Florínea (SP) em 22 de março de 2020)

Compartilhe: