Pastor Bonus

5º Domingo da Páscoa

Um dos frutos da Ressurreição do Senhor é a sua Igreja, por isso as leituras do tempo pascal nos narram a origem e o crescimento desta nossa família espiritual.

Neste domingo o Senhor nos apresenta a sua “Esposa” como: (1) a comunidade daqueles que caminham em direção a Ele, (2) conhecendo e anunciando as verdades por Ele reveladas e (3) esperando com alegria a vida celeste.

Eis, pois, diante de nós, um itinerário para chegar à vida eterna: seguir, conhecer e viver em Cristo na Igreja.

1. Seguir a Cristo, o Caminho

S. Pedro, na carta que ouvimos, fala-nos que quem segue a Cristo torna-se “pedra viva” deste templo espiritual que é a Igreja! De fato, após correr em nossas cabeças a água batismal passamos a ser membros do corpo de Cristo sacerdote, profeta e rei!

Aqui é possível levar nossa imaginação para a ocasião em que Pedro escrevia esta carta. Certamente, enquanto usava a figura da “pedra” para falar dos batizados, ele deve ter se recordado daquelas palavras inesquecíveis de Jesus: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16,18).

Por isso, ao dizer que Cristo é a pedra rejeitada em sua paixão, podemos acrescentar: a Igreja é a pedra que continua sendo desprezada e perseguida! Sim, foi o que disse o próprio Jesus a Saulo enquanto esse ardia em fúria contra os cristãos: “Por que me persegues?” (At 22,7).

E seguindo o Senhor, todos os batizados participam, a sua maneira, do sacerdócio de Cristo, “oferecendo sacrifícios espirituais” e “proclamando as obras daquele que nos chamou”; e isso se dá principalmente através da vida de oração e do anúncio do Evangelho que acontece no testemunho que o cristão dá no mundo, no trabalho e na família.

2. Conhecer a Cristo, a Verdade

A Igreja, que é Corpo de Cristo, continua anunciando com a mesma autoridade as verdades da Fé reveladas por Nosso Senhor. Tanto é verdade que pedimos na oração do ofertório que Deus nos conceda a graça de que conhecendo a Verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida! E como conhecemos a Verdade hoje? Pela Igreja, instituída por Cristo para prolongar e ecoar sua voz divina no mundo.

É evidente que a comunidade cristã não é isenta de problemas. Por isso ouvimos, sem nenhum constrangimento, S. Lucas narrar algumas das primeiras dificuldades que surgiram dentro da Igreja.

E olhando para as nossas comunidades vemos nitidamente que os conflitos não acabaram! A questão é: como encontrar uma resposta quando surge um problema na Igreja? A resposta é clara: só é possível com a ajuda do Espírito Santo, é Ele quem a conduz!

Além disso, a primeira leitura nos ensina também que a organização hierárquica da Igreja não é um capricho humano, mas é fruto da vontade divina! Se de fato seguimos Aquele que disse “não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10,5), uma coisa é certa: iremos compreender a organização ministerial da Igreja da maneira certa: como um serviço! Não se trata de privilégios, mas de missão!

Aqui é oportuno lembrar a necessidade de que a Igreja seja organizada em suas estruturas humanas, pois só assim ela obtém êxito na evangelização, como escutamos no final da primeira leitura.

3. Viver em Cristo, a Vida

A Igreja é o povo que caminha para o céu e ao mesmo tempo é o caminho para a casa do Pai. Sim, como ouvimos no Evangelho, o céu é a casa dos amigos de Jesus, onde Deus abraça e abraçará todos os homens, de todos os tempos e de todos os povos! É importante lembrar: nesta família há lugar para todo mundo!

A realidade celeste já está presente na Igreja, mas ainda não da forma plena: o céu já está presente na Igreja pelos sacramentos, ou seja, vivemos desde já as realidades da vida eterna; e o céu se fará plenamente presente no nosso reencontro definitivo com Cristo na casa do Pai.

Essa é a grande notícia da fé católica: após a morte não cairemos no vazio, cairemos nos braços do Pai Celeste! E a Igreja nos conduz neste Caminho, nos ensina a Verdade, nos guia para a Vida na felicidade eterna.

Foi isso que disse Santo Ambrósio:

“Nos movemos se andamos pelo caminho; existimos se permanecemos na verdade; vivemos se estamos na vida”.

Santo Ambrósio, De Bono mortis, XII, 55

Todo homem deseja um caminho para seguir, uma verdade para crer e uma vida que não acabe, e isso só Cristo pode nos dar! Só Cristo pode fazer o homem feliz de verdade, não só no futuro, mas já, desde agora! Resumindo: Para que nós pudéssemos caminhar Nele, conhecê-Lo e viver Nele, Cristo instituiu a Igreja!

De igual modo nos ensina S. Hilário, que disse:

“Não pode conduzir-nos por lugares extraviados Aquele que é o Caminho, nem enganar-nos com falsas aparências Aquele que é a Verdade, nem abandonar-nos no erro da morte Aquele que é a Vida”.

Santo Hilário apud São Tomás de Aquino, Catena Aurea. In Ioannem, c. XIV, v.5-7

Conclusão

Permita-me recordar mais uma frase de Jesus no Evangelho: “Não se inquiete vosso coração” (Jo 14,1). Que belas são estas palavras de Nosso Senhor! Palavras que nunca deveriam sair de nossas mentes, principalmente nas noites escuras da nossa vida. Neste domingo pascal Ele também nos diz: “não perca a calma!”.

Mas isso só é possível se tivermos alguma segurança! E Cristo nos revela o segredo desta “âncora de salvação”: a fé em Deus! (Cf. Jo 14,1). Entendam bem isso irmãos: não se trata de uma “sedação anestésica”, mas de uma calma que nos enche de esperança que é fruto da confiança na providência divina!

Maria, Mãe da Igreja, levai-nos ao Seu Filho para que Ele nos conduza à verdadeira alegria: a vida eterna!

(Pe. Anderson Santana Cunha)

Compartilhe: