Pastor Bonus

5º Domingo do Tempo Comum

Jesus ainda não terminou o Sermão da Montanha que começamos a escutar no domingo passado. Hoje continuamos a ouvir uma outra parte do sermão que se segue após as bem-aventuranças. Jesus fala com os seus discípulos, diz o início do texto, ou seja, fala conosco e nos dá conselhos importantes para a nossa vida. 

Meditemos sobre essa bonita imagem que Jesus usa para falar da missão dos cristãos no mundo: o sal e a luz. Como essa imagem que nos são tão próximas e evidentes, Jesus fala do significado da vida cristã e da importância do nosso apostolado no mundo

1. O Sal

O sal além de dar sabor, ajuda na conservação dos alimentos. Isso era muito importante principalmente numa época em que não havia geladeiras. Para que a carne, por exemplo, não apodrecesse era necessário conservá-la no sal. 

O sal era usado ainda, na antiguidade, como remédio para cauterizar feridas, ajudando na cicatrização e evitando infecção. 

É interessante notar a importância do sal no próprio Antigo Testamento: além de possuir um valor purificatório (cf. Ex 30,35) é também usado como símbolo de fidelidade (cf. Nm 18-19).

No tempo de Jesus o sal para uso doméstico não era muito refinado. Geralmente vinha do Mar Morto cheio de impurezas. Algumas vezes, na hora de separar o sal essa tarefa ficava quase impossível e por isso se jogava fora

2. A luz

A luz é o que nos permite ver. É a primeira obra de Deus na criação. Há tanto significado da luz na Bíblia e na vida cristã: o Verbo é luz da luz, que ilumina todos os homens (Jo 1,9); os discípulos  são chamados “astros no mundo” (Fl 2,15); quando somos batizados há a marcante presença da vela e por isso, nos ritos antigos, o batismo era também chamado de iluminação

3. O apostolado leigo no mundo 

Com essas duas imagens somos convidados a meditar hoje sobre a importância do apostolado dos leigos na sociedade. De fato, vocês, através de vossas famílias e dos vossos trabalhos conseguem chegar a pessoas e a espaços em que o Evangelho ainda não chegou ou que encontra resistência para ser anunciado e acolhido. 

É claro que a evangelização é obra de Deus, é Ele quem faz tudo, porém é necessária a nossa pequena pitada de sal, da nossa pouca, mas radiante luz. Quanta diferença fará a presença de verdadeiros cristãos na política, nas escolas, nas empresas, no trabalho doméstico! 

Como iluminar e dar sabor ao mundo? A primeira leitura fala de uma série de obras de misericórdia que dão sabor e iluminam a humanidade. As boas obras que fazemos – mas que na verdade é obra da graça em nós – é a luz que brilha nas trevas, como cantou o salmista.

Quantas pessoas esperam o  verdadeiro sabor da vida que é Cristo, quantos estão envolvidos nas trevas e esperam que portamos a eles a luz da vida. Que o Senhor nos dê a sua graça para anunciar ao mundo a verdadeira luz e o verdadeiro sal do mundo: Cristo Jesus!

Maria, rainha dos apóstolos, rogai por nós!

(Pe. Anderson Santana Cunha)

Compartilhe: