O Senhor enviou os discípulos e hoje também nos envia. As recomendações que Nosso Senhor deu aos 72 servem também para nós. Neste domingo, gostaria de conduzir nossa meditação por duas recomendações, dentre as diversas apresentadas por Jesus: a audácia de confiar na Providência divina e a sabedoria de transformar os fracassos em novos começos.
1. Aprender a confiar
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias…
À primeira vista, essa recomendação de Jesus soa estranha. Ao privar os discípulos de itens básicos, Ele parece tornar a missão ainda mais difícil. Mas qual é, afinal, o propósito por trás desse conselho? Jesus quer que os discípulos experimentem a alegria do abandono à Divina Providência!
Quando Jesus ordena aos seus discípulos que partam sem nenhuma segurança, ele quer ensinar que a verdadeira segurança deles é Ele mesmo! Esse é o segredo do verdadeiro discípulo: vive na dependência de Deus.
A primeira leitura de Isaías também fala dessa confiança. Ali, Deus se compara a uma mãe que acalenta e sustenta o filho. A imagem materna é uma ótima referência para entender o que significa o cuidado de Deus por nós. Hoje é dia de aprender a deixar-se ser cuidado por Deus!
Quantas coisas tem feito aumentar a nossa ansiedade! O futuro incerto, as contas a pagar, os projetos que não saem como planejamos. Somos convidados a renovar a fé na Divina Providência, que sempre cuidou de tudo, e continuará a cuidar!
Uma boa maneira de crescer na virtude da confiança é lembrar: quantas vezes já experimentamos a ação da providência divina! Quantos foram os sinais de que Deus cuida de tudo e que o desespero (a falta de esperança) nunca ajudou.
2. Aprender a sacudir a poeira dos pés
Quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós’…
Jesus deixa claro aos discípulos que existe a possibilidade de fracasso no anúncio do Evangelho. A missão do discípulo também pode encontrar portas (e corações) fechadas. E o conselho que Jesus dá é aprender a sacudir o pó dos pés.
O que significa esse gesto? Bom, há diversas explicações. A explicação que eu gostaria de partilhar hoje, e que serve para a nossa vida espiritual, é que esta atitude não é um ato de indiferença, mas um gesto de libertação interior.
Na família, no trabalho ou na comunidade, podemos experimentar também o desprezo. Aprender a sacudir a poeira dos pés é não permitir que essas ofensas enraízem em nosso coração. É compreender que o Senhor abre novos caminhos quando não somos acolhidos.
Diante da decepção, o discípulo não vai embora com rensentimento. Ele continua, livre da “poeira” da falta de acolhida, e segue seu caminho. Ele aprende a deixar para trás os fracassos e as frustrações. E segue sua missão. Aprender isso é muito importante para a vida na comunidade paroquial!
Que nesta celebração o Senhor nos permita alcançar essas duas graças: aprender a depender da providência divina e a não desanimar com as frustrações.
Que a Eucaristia nos fortaleça para viver essas duas atitudes que vão dar alegria verdadeira para a nossa vida!