Pastor Bonus

Anunciação do Senhor

Nove meses nos separam do Natal do Senhor, por isso celebramos hoje a Solenidade da Encarnação de Jesus Cristo no seio da Virgem Maria. Hoje se celebra o grande mistério de amor que todos os dias rezamos no Angelus: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós!”

O Papa Bento XVI disse que poderíamos, de certa forma, notar nesta solenidade de hoje o nascimento da Igreja (Cf. Homilia de 25 de março de 2006). É o que rezaremos na oração sobre as oferendas: “a Igreja que hoje celebra a sua origem”. De fato, é no seio de Maria que Cristo, a cabeça da Igreja, e também cada um de nós, membros de Seu Corpo, somos gerados.

Hoje Deus cumpre a grande promessa! A promessa que perpassa todo o Antigo Testamento. Como escreveram os professores de Salamanca em seu comentário bíblico: “o sentido do Antigo Testamento é a espera do Messias” (Cf. GARCIA CORDERO, OP, Maximiliano. Bíblia Comentada: Libros Proféticos. Madrid: BAC, 1961, vol. 3, p. 03). É esta esperança, irmãos, que ouvimos na profecia de Isaías (1ª Leitura).

Mas como é que Deus cumpre a sua promessa? A resposta é objetiva: através da obediência! É com o “sim” do Filho ao Pai, como ouvimos na carta aos Hebreus (2ª Leitura); e é com o “sim” da Virgem ao anjo, como recordou S. Lucas no Evangelho. A obediência alcança grandes coisas!

Queridos irmãos, às vezes pensamos que ser livres é fazer a primeira coisa que se passa na cabeça ou apenas aquilo que desejamos. Na verdade esta aparente liberdade, quase sempre esconde pesadas correntes: as correntes dos pecados, dos vícios, e de tantas outras prisões.

Uma coisa é muito certa: Deus respeita a nossa liberdade, mas espera nossa obediência!

Que este tempo penitencial, tempo de libertação, tempo de romper as pesadas correntes do pecado, sejamos ajudados por Deus a nos livrar desses cativeiros. Procuremos ser obedientes a Deus e fazer a sua vontade, pois esta é a verdadeira liberdade!

Interceda por nós a Virgem Santíssima, mãe da obediência!

(Homilia na Solenidade da Anunciação do Senhor na Igreja Matriz de Florínea em 25 de março de 2020)

Compartilhe: